Cana-de-açúcar, presente na bola da copa 2018

O Brasil estará presente em todos os jogos da Copa do Mundo 2018! Pela primeira vez na história do mundial, a bola – Telstar 18 - terá uma borracha especial feita da cana-de-açúcar nacional, produzida pela empresa Arlanxeo, localizada na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

A “borracha orgânica” foi produzida a partir do etileno extraído da cana-de-açúcar, que também é fabricado no Brasil pela Braskem, e tem uma pegada de carbono 10 vezes menor do que as similares derivadas do petróleo.

A borracha vem logo abaixo do couro, tem densidade, dureza, peso e elasticidade adequados para amortecer os chutes. A bola resiste às condições climáticas e foi testada em jogos do Real Madrid e Juventus e de seleções como Argentina e Colômbia, assim como em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística.

A Telstar 18 da Adidas é considerada a bola mais inovadora de todos os tempos e vem dotada também de um chip NFC, que permitirá aos torcedores a obtenção de conteúdo personalizado através de smartphones.

Ela foi inspirada na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato. Que show de bola!