Glossário

Termo

Significado

Ação Ordinária (ON)

 

O detentor dessas ações tem o direito de voto nas assembleias de acionistas.

 

Ação Preferencial (PN)

 

O detentor dessas ações tem prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital.

 

Açúcar VHP

 

"Very High Polarizated". Destinado ao mercado externo, sua composição bruta permite aos clientes transformá-lo em diferentes tipos de açúcar para o consumo.

 

AGE

Assembleia Geral Extraordinária. Não tem periodicidade pré-determinada ou definida.

 

 

AGO

 

Assembleia Geral Ordinária. Realizada uma vez no ano tendo data certa para se realizar.

 

ATR - Açúcar Total Recuperável

Açúcar Total Recuperável. O termo representa a qualidade da cana, ou seja, a capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool por meio dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva. É medido em quilos de ATR por tonelada de cana.

 

ATR/ha 

 

Índice combinado de produtividade do canavial. É medido em quilos de ATR por hectare.

 

Cogeração

 

Produção de energia elétrica a partir da biomassa cana-de-açúcar.

Bagaço

Resíduo da cana após a moagem em um terno ou em um conjunto de ternos. Os bagaços são chamados sucessivamente por bagaço do 1º terno, 2º terno, etc. O bagaço do último terno também é chamado de bagaço final ou simplesmente bagaço.

Cantosi

Consiste em plantar as mudas em torno de 20% da área a ser renovada e utilizar as outras 80% em plantio de grãos ou leguminosas. Isto permite produzir mudas de cana-colmo de qualidade no mesmo local a ser renovado.

Consecana

Sistema de adoção voluntária de pagamento da cana-de-açúcar pelo teor de sacarose, com critérios técnicos para avaliar a qualidade da cana-de-açúcar entregue pelos plantadores às indústrias e para determinar o preço a ser pago ao produtor rural.

CVM

Comissão de Valores Mobiliários. Tem como objetivo fiscalizar, normalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Etanol Anidro Carburante

Etanol utilizado como aditivo na mistura com a gasolina.

Etanol Anidro Industrial

Etanol aplicado nas fórmulas de produtos de limpeza, indústria química e na fabricação de tintas e vernizes.

Etanol Hidratado Carburante

Etanol para abastecimento de motores dos veículos diretamente.

Etanol Hidratado Neutro

 

Utilizado na fabricação de bebidas, cosméticos e produtos farmacêuticos. É obtido a partir da retificação do Etanol Hidratado Padrão Nacional.

Etanol Hidratado Padrão Nacional

Etanol voltado para o uso doméstico e fabricação de éter.

FMV

"Fair Market Value" ou precificação dos ativos pelo seu valor justo.

Free Float

Ações destinadas à livre negociação no mercado.

IFRS

“International Financial Reporting Standard”. Conjunto de normas internacionais de contabilidade que visam uniformizar os procedimentos contábeis.

IPO

“Initial Public Offering”. O primeiro lançamento de ações no mercado é chamado de Oferta Pública Inicial.

MPB

Muda Pré Brotadas. A técnica tem como fundamento básico a utilização do meristema – tecido de multiplicação que compõe as gemas – extraído de diferentes formas, podendo ser desenvolvida, também, por meio do uso da cultura de tecido. A extração das gemas e, por conseguinte, dos meristemas é feita de modo mecânico ou manualmente, passando por tratamentos térmico e químico e, na sequência, colocadas em câmaras de germinação com controle de temperatura e umidade. Após a germinação, que ocorre dentro de um período de 10 a 15 dias, as plântulas resultantes são transplantadas diretamente para bandejas ou tubetes, onde completam o ciclo, que dura em torno de 60 dias.

O plantio pode ser feito por meio de matracas ou com transplantadeiras mecânicas tratorizadas, já disponíveis no mercado.

O MPB deve ser produzido por viveiristas especializados na produção de mudas utilizando materiais genéticos com garantias de alta qualidade, rastreabilidade, com todos os controles fitossanitários para evitar a disseminação de pragas e doenças e em conformidade com as legislações vigentes.

Meiosi

Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente. Consiste em intercalar culturas de interesse econômico e/ou agronômico com o canavial para reduzir custos de implantação, melhorar o sistema de logística e promover a melhora do local de cultivo (condições químicas, físicas, biota e microbiota do solo).

Rating

Classificação ou avaliação de risco da companhia.

Registro categoria B 

Registro na CVM que autoriza companhias a emitirem valores mobiliários. Os emissores registrados na categoria B estão autorizados a negociar em mercados regulamentados valores mobiliários que não sejam ações, certificado de depósito de ações ou valores mobiliários que se convertam ou confiram o direito de adquirir ações ou certificados de depósito de ações.

TCH

Toneladas de Cana por Hectare. Medida de medição da produtividade do canavial.

Unica

União da Indústria de Cana de Açúcar  (colocar o link para:   http://www.unica.com.br/)

Volumes ciclo-Otto

É a soma dos volumes de gasolina e etanol

Volumes gasolina equivalente

São os volumes de ciclo-Otto ajustados pelo coeficiente energético.